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MINI CURSO SA 8000 
Marcos Antonio Lima de Oliveira
Certified Quality Engineer - ASQ/USA
Diretor Técnico da QUALITAS
qualitas@qualitas.eng.br
http://www.qualitas.eng.br

01. O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL?
As empresas são importantes agentes de promoção do desenvolvimento econômico e do avanço tecnológico, possuem grande capacidade criadora e de geração de recursos. O bem estar comum depende cada vez mais de uma ação cooperativa e integrada de todos os setores da economia, num processo de desenvolvimento que coloque como metas a preservação do meio-ambiente e a promoção dos direitos humanos.
O conceito de responsabilidade social é amplo, referindo-se à ética como princípio balizador das ações e relações com todos os públicos com os quais a empresa interage: acionistas, funcionários, consumidores, rede de fornecedores, meio-ambiente, governo, mercado, comunidade. A questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos.
Ao adicionar às suas competências básicas um comportamento ético e socialmente responsável, as empresas adquirem o respeito das pessoas e comunidades que são impactadas por suas atividades e são gratificadas como o reconhecimento de seus consumidores e engajamento dos seus colaboradores, fatores cruciais de vantagem competitiva e sucesso empresarial. Ao mesmo tempo, a responsabilidade social empresarial como estratégia de gestão, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e mais próspera.

02. QUAIS TÓPICOS A RESPONSABILIDADE SOCIAL ABRANGE?
- Visão e missão
- Ética
- Práticas gerais de recursos humanos ( apoio às famílias, incentivo à educação )
- Relações de trabalho/sindical
- Saúde
- Relacionamento com a cadeia produtiva ( fornecedores, produtores, distribuidores )
- Relação com acionistas
- Práticas de mercado
- Atendimento ao consumidor
- Marketing social
- Balanço social
- Relação com governo
- Meio ambiente
- Ações culturais
- Apoio à comunidade ( filantropia, voluntariado )
- Direitos humanos.

03. O QUE É A NORMA SA 8000?
O modelo de certificar empresas através da realização de auditorias por renomadas entidades independentes está sendo reconhecido pelo mercado como eficaz. Mais de 410.000 empresas em todo o mundo tiveram seus sistemas de qualidade auditados e reconhecidos, provando para seus clientes que essas empresas dão prioridade ao aspecto da qualidade. Milhares de empresas estão em busca da certificação de acordo com a norma ISO 14.000, para demonstrar a sua preocupação com o meio ambiente.
Baseado nesse modelo de sucesso, algumas empresas de classe mundial como AVON, KPMG, SGS, TOYS R US, organizações não governamentais ( ONG ), sindicatos, entidades de classe, resolveram elaborar uma norma relativa às condições de trabalho e responsabilidade social. Uma entidade norte-americana, a CEPAA coordenou as atividades. O Brasil foi representado pela ABRINQ, entidade ligada aos fabricantes de brinquedos, que tem desenvolvido uma ação contra o trabalho infantil. Hoje há uma série de regulamentações dispersas, que foram reunidas em uma única norma. Assim foi lançada a norma SA 8000, que ainda é uma norma de uma entidade, mas que no futuro tenderá a se tornar uma norma internacional, como as demais normas ISO.

04. EM QUE SE BASEOU A NORMA SA 8000?
A S.A. 8000 foi feita baseando-se nas normas da Organização Internacional do Trabalho ( O.I.T ), na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança da ONU. A sua elaboração foi iniciada por ocasião do 50. aniversário da Declaração dos Direitos Humanos da ONU. A norma segue o modelo das normas ISO 9000 e 14000, o que facilita a sua implantação por empresas que já conhecem esse sistema, normalmente as maiores e melhores empresas do mundo.

05. QUAIS OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA SA 8000?
Esta norma vem atender a uma necessidade de consumidores mais esclarecidos que preocupam-se com a forma como os produtos são produzidos, e não apenas com a sua qualidade. A vantagem de ter uma norma de padrão internacional é que há uma padronização dos termos, uma consistência nos processos de auditorias, um mecanismo para melhoria contínua através da participação dos órgãos e entidades, além de um envolvimento de todas as partes interessadas. Para aumentar a credibilidade do programa a norma exige que os funcionários da empresa elejam um representante que vai acompanhar a sua implantação, o que não acontece hoje com as normas ISO 9000 e 14000.

06. QUAIS REQUISITOS ESTÃO INCLUÍDOS NA NORMA?
Os requisitos da norma envolvem os seguintes aspectos:
- trabalho infantil
- trabalho forçado
- segurança e saúde no trabalho
- liberdade de associação e direitos coletivos
- discriminação ( sexual, raça, política, nacionalidade, etc )
- práticas disciplinares
- carga horária de trabalho
- remuneração

07. COMO IMPLANTAR A SA 8000?
A exemplo das normas ISO 9000 e 14000, é necessário o envolvimento da alta administração, a indicação de um representante da administração para coordenar o programa, a análise crítica periódica, o planejamento e implementação, o controle de fornecedores de materiais e serviços, o processo de ação corretiva, a comunicação com as partes interessadas e a existências de registros.
As organizações interessadas em comprovar o atendimento aos requisitos da norma são submetidas a auditorias por técnicos especializados de renomadas entidades independentes. O certificado só é concedido àquelas organizações que cumprem totalmente os requisitos da norma.
Autorizada a publicação ou divulgação do texto completo. Favor enviar cópia da publicação ao autor. 

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