Página Principal
Quem Somos
Treinamento
Mini Curso
Fórum
Artigos
Notícias
Links
Tire Dúvidas
Comentários
E-mail
 
   
VOLTAR


QS 9000

01. O QUE É QS-9000?
É a norma de qualidade adotada pela Chrysler, Ford e General Motors para qualificar os seus fornecedores de peças e prestadores de serviços.

02. A QUEM A QS 9000 SE APLICA?
Aplica-se aos fornecedores de peças e componentes e aos prestadores de serviços ( por exemplo: pintura, tratamento térmico, cromagem, etc ).

03. COMO OBTER CÓPIA DA NORMA QS-9000?
No Brasil cópias em português estão disponíveis no IQA.
(fone/fax 0-XX-11-575-6971).

04. COMO UMA COMPANHIA DEMONSTRA O ATENDIMENTO À NORMA QS-9000?
A demonstração pode ser feita através de auditorias internas ( de primeira parte ), auditorias realizadas pelas três empresas promotoras ( de Segunda parte ) ou por uma entidade certificadora credenciada pelas três empresas promotoras.

05. QUEM É O RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO E REVISÃO DA NORMA QS-9000?
A Chrysler, a Ford e a GM constituíram um grupo de trabalho formado por seus especialistas em qualidade para elaborar e revisar as normas. Essas normas ainda não são internacionais, pertencendo às três empresas. Há uma tendência a médio prazo de se tornar uma norma internacional.

06. QUAL A RELAÇÃO ENTRE A QS-9000 E A NORMA ISO 9001?
Quando as normas da série ISO 9000 foram elaboradas, as três empresas automobilísticas já tinham normas de garantia de qualidade ( não de gestão da qualidade ) bastante rigorosas. Em alguns casos com exigências maiores que a norma ISO 9001. As três empresas resolveram criar uma norma baseada na norma ISO 9001, com exigências adicionais.

07. QUAIS SÃO OS REQUISITOS DA QS-9000?
A QS-9000 é formada de três partes:

1 parte:
adota integralmente a norma ISO 9001 e inclui exigências adicionais para alguns requisitos.

2 parte:
inclui os seguintes requisitos específicos para a indústria automobilística:
- Processo de aprovação de peças para a produção;
- Melhoramento contínuo;
- Capacidade de produção.

3 parte:
requisitos específicos adicionais de cada uma das três empresas.

08. QUAIS SÃO OS MANUAIS QUE COMPLEMENTAM A QS-9000?
A QS-9000 é complementada pelos seguintes manuais de referência:
- Processo de produção de peças para aprovação ( PPAP )
- Planejamento avançado da produção ( APQP )
- Análise de efeito e modo de falha ( FMEA )
- Análise de sistema de medição ( MAS )
- Controle Estatístico de Processo ( SPC )
- Avaliação do sistema da qualidade ( QSA )

09. O QUE UMA EMPRESA COM SISTEMA DE QUALIDADE JÁ CERTIFICADO PELA ISO 9001 PRECISA FAZER PARA SE ADEQUAR Á QS-9000?
Em primeiro lugar precisa implementar os três requisitos adicionais ( 2 parte do item 7 ). Depois precisa complementar os requisitos da ISO 9001. Exemplos de alguns itens que precisam ser alterados:

1) Enquanto a norma ISO 9001 diz O QUE fazer, não explicando O COMO, a norma QS-9000 em alguns casos explicita COMO determinados requisitos devem ser implementados. Por exemplo: determina o prazo de guarda de alguns documentos;

2) Os fornecedores e prestadores de serviços também devem Ter o seu sistema da qualidade baseado na própria QS-9000. A ISO 9001 apenas requer que a empresa avalie seus fornecedores, não dizendo como isso deverá ser feito.

3) A QS-9000 exige que a efetividade do treinamento realizado seja avaliada. A ISO 9001 apenas requer que os treinamentos sejam registrados.

4) A QS-9000 requer que a empresa implante um sistema para avaliação da satisfação do Cliente. A ISO 9001 não trata do assunto.

5) A QS-9000 requer que a empresa implante um programa de manutenção preventiva e preditiva. A ISO 9001 requer apenas que um plano de manutenção, sem especificar o tipo.


VOLTAR




 

Quem Somos | Publicações | Treinamento | Mini Curso | Fórum | Artigos | Notícias | Links | Tire Dúvidas | Comentários | E-mail


Criado pela Open-School