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A NBR-ISO 9001:2000 EM 16 RESPOSTAS

                                     Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc

                                     Certified Quality Engineer – ASQ/USA

                                     Diretor da QUALITAS

01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO?

É a federação mundial dos organismos de normalização, fundada em 1947 e contanto atualmente com 150 países membros. A ABNT é representante oficial da ISO  no Brasil e participou da sua funcação. Em sua história a ISO já publicou 14.251 normas internacionais e documentos normativos ( dados de abril/2004).

O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional.

02. O QUE É A SÉRIE ISO 9000?

A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para “Gestão da Qualidade” e “Garantia da Qualidade”. Ela não é destinada a um “produto” nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.

As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.

A série é composta das seguintes normas:

ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário

ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos

ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance

ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental

A série ISO 9000 foi adotada no Brasil, palavra por palavra pela ABNT com o nome de NBR 9000. 

03. QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ENCONTRAMOS NA SÉRIE ISO  9000?

A ISO 9000 e a ISO 9004 são guias e  a ISO 9001 representa requisitos de Sistema da Qualidade para uso em situações contratuais, que exijam a demonstração de que a Organização fornecedora é administrada com qualidade. Mais detalhadamente temos:

ISO 9000 - descreve os fundamentos do sistema de gerenciamento da qualidade e especifica a sua terminologia

ISO 9001 - Especifica os requisitos do Sistema da Qualidade para uso onde a capacidade da organização de prover produtos que atendam ao cliente e aos requisitos regulatórios precisa ser demonstrada.

ISO 9004 - Fornece diretrizes para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os processos para melhoria contínua, que contribui para a satisfação dos clientes da organização e outras partes interessadas

ISO 19011 - provê guia para o gerenciamento e condução de auditorias da qualidade e ambiental.

04. COMO FORAM DESENVOLVIDAS AS NORMAS ISO 9000?

Foram desenvolvidas pelo comitê técnico TC-176 da ISO no período de 1980 a 1987.

No Brasil elas foram desenvolvidas (traduzidas) pelo Comitê Técnico Brasileiro - CB 25.

05. COM QUE FREQUÊNCIA ELAS SÃO REVISADAS?

Elas são revisadas a cada 5 anos.  A última revisão foi publicada em em dezembro/2000.

06. QUAL O IMPACTO DA ISO 9000 NOS NEGÓCIOS?

Acredita-se que a política de comércio tende para o processo de Certificação de Sistemas da Qualidade. A Certificação de Sistemas da Qualidade será fundamental para negociar produtos e serviços a nível mundial.

Mais de 500.000 organizações já foram certificadas no mundo e pelo menos 150 países já adotaram as normas ISO 9000. O Brasil conta com cerca de 9.000 organizações certificadas .

As organizações já certificadas estão exigindo dos seus fornecedores e prestadores de serviços a implantação de sistemas de qualidade na linha da ISO 9000. Portanto para vender para essas 6000 organizações brasileiras é fundamental implantar sistema de qualidade de acordo com as normas da série ISO 9000.

07. O QUE SIGNIFICA OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO 9000?

Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma  entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da  norma ISO 9001.

08. QUAL A VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO?

O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.

09. QUAIS SÃO OS REQUISITOS DA ISO 9001?

A ISO 9001 agrupou os requisitos em quatro grandes grupos:

5. Responsabilidade da administração

6. Gerenciamento de recursos

7. Produção

8. Medição, análise e melhoria

10. QUAIS SÃO AS ETAPAS NECESSÁRIAS PARA A CERTIFICAÇÃO?

Comprometimento da alta administração.

      É fundamental o comprometimento da direção da organização. Além dos benefícios e vantagens, a Diretoria deve estar consciente das dificuldades da implantação e do investimento necessário ( tempo das pessoas, recursos financeiros para consultoria, treinamento e certificação )

Seleção e designação formal de um coordenador.

O coordenador tem um papel importante no processo. Além de conhecimentos específicos de qualidade, deve Ter características que facilitarão o trabalho como: facilidade de comunicação, acesso fácil aos membros da organização, conhecimento da instituição, etc.

Formação do Comitê de coordenação.

O Comitê é normalmente formado pela Diretoria, pelos Gerentes ou Chefes e pelo Coordenador da Qualidade. Tem como responsabilidade a realização da análise crítica periódica do sistema de qualidade implantado.

Treinamento.

Implantar um processo de qualidade significa mudar a forma de atuação das pessoas. Isso só é conseguido através de um plano de treinamento adequado.

Elaboração e divulgação da política da qualidade.

A Política da Qualidade expressa o comprometimento da organização com o processo de qualidade. A Política é elaborada pelos membros do Comitê.

Palestra sobre qualidade para todos os funcionários.

É necessário obter a adesão de todos os funcionários. Para isso eles precisam ser informados sobre o processo que está em andamento e receber os conceitos básicos da qualidade.

Divulgação constante do assunto qualidade.

É preciso introduzir o assunto Qualidade na cultura da organização. Por isso a necessidade de uma divulgação constante do assunto.

Estudo de cada um dos requisitos da norma e realização do diagnóstico da organização em relação ao requisito.

A ISO 9001:2000 está dividida em quatro requisitos e 32 seções. É necessário estudá-los, interpretá-los e adaptá-los às necessidades da organização.

Plano de trabalho para implantação de cada requisito

Para atender aos requisitos da norma ISO 9002 é necessário uma série de ações. Essas ações envolvem recursos e tempo. Por isso é necessário um plano de trabalho formal para permitir o acompanhamento da implantação.

Formação de grupos de trabalho com a participação dos funcionários para elaborar as  instruções de trabalho.

A participação dos funcionários é fundamental para que o processo implantado reflita a realidade e possa ser mantido no futuro. É necessário obter o seu comprometimento para que a documentação gerada seja de fato utilizada.

Elaboração do manual da qualidade.

O Manual é um documento que descreve o sistema implantado. É muito utilizado nas auditorias e é uma exigência da Norma.

Treinamento dos funcionários na documentação da qualidade.

Uma vez elaborados os procedimentos e instruções de trabalho, é necessário que todos os funcionários sejam treinados a fim de que todas as operações sejam executadas da mesma maneira, assegurando a sua qualidade.

Formação dos auditores internos da qualidade.

Para a manutenção do sistema implantado é necessário um plano de auditorias internas. Para isso precisamos formar os auditores internos.

Realização das auditorias internas.

As auditorias  indicarão pontos do sistema que não estão sendo seguidos e, portanto,  precisam ser melhorados..

Implantação das ações corretivas para as não conformidades.

São as ações corretivas que vão introduzir as melhorias no sistema. Sua correta implantação vai melhorar os indicadores da organização. É o tópico que assegura o retorno do investimento feito através da redução do re-trabalho.

Seleção da entidade certificadora.

Para escolher a entidade certificadora é necessário identificar a expectativa dos clientes.

Realização da pré-auditoria

Trata-se de uma avaliação simulada. Tem sido utilizada pela maioria das organizações, com resultados positivos.

Realização da auditoria de certificação

Nesta auditoria as práticas são comparadas com os padrões estabelecidos na documentação.

 (Fonte: IMPLANTANDO A ISO 9000 EM PEQUENAS E MÉDIAS ORGANIZAÇÃOS, de Marcos Antonio Lima de Oliveira, Ed. Qualitymark, 1996 )

11. QUAIS  OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA ISO 9000?

a) para a organização:

- Maior participação no mercado;

- Maior satisfação dos clientes;

- Redução de custos;

- Melhoria da produtividade;

- Maior competitividade;

- Maior lucro

b) para os clientes:

A) Maior confiança nos produtos da organização;

B) Redução de custos;

C) Satisfação em relação aos produtos adquiridos;

D) Melhor atendimento em caso de reclamações.

12. QUAIS OS NOVOS REQUISITOS INTRODUZIDOS PELA REVISÃO DO ANO 2000?

5.2 Foco no cliente

5.4.1 Objetivos da qualidade

5.4.2 Planejamento da qualidade

5.6.4 Comunicação interna

6.1 Provisão de recursos

6.3 Outros recursos

7.1 Planejamento da produção

7.2.1 Identificação dos requisitos do produto

7.2.2 Revisão dos requisitos do produto

7.2.3 Comunicação com o cliente

7.5.5 Validação de processos

8.1 Planejamento

8.2.1 Satisfação do cliente

8.2.3 Medição e monitoramento dos processos

8.5.1 Planejamento para a melhoria contínua

13. QUE ORIENTAÇÃO POSSO OBTER PARA IMPLANTAR A ISO 9000?

NBR Iso 9000:2000

Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário

NBR iso 9001:2000

Sistemas de gestão qualidade – requisitos

NBR iso 9004:2000

Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho

NBR ISO 10005:1997

Gestão da qualidade - Diretrizes para plano da qualidade

NBR iso 10006:2000

Gestão da qualidade – Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos

NBR ISO 10007:1996

Gestão da qualidade - Diretrizes para a gestão da configuração

NBR ISO 10012-:2004

Sistemas de gestão de medição - Requisitos para o processo de medição e equipamento de medição

abnt iso/tr 10013:2002

Diretrizes para documentação de sistema de gestão da qualidade

ABNT iso Tr 10014:2000

Diretrizes para gestão dos aspectos econômicos da qualidade

NBR ISO 10015:2001

Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento

ABNT iso RT 10017:2000

Guias de técnicas estatísticas para a NBR-ISO 9001:1994

nbr 14919:2002

Sistema de gestão da qualidade – Setor Farmacêutico – Requisitos específicos para aplicação da NBR ISSO 9001:2000 em conjunto com as boas práticas de fabricação para a indústria farmacêutica (BPF)

NBR 15075:2004

Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos particulares para aplicação da NBR ISO 9001:2000 para as empresas de serviços de conservação de energia (ESCO)

NBR ISO 19011:2002

Diretrizes para auditoria de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14. COMO ESCOLHER UMA ENTIDADE CERTIFICADORA?

A Certificação é o processo pelo qual a organização procura demonstrar para seus clientes que tem um sistema de qualidade implantado.

Para escolher a entidade certificadora, procure ouvir seus clientes para ver se eles tem alguma preferência.

Se a sua organização exporta produtos, procure escolher uma organização que seja bem conhecida nos países que compram seus produtos.

15. QUAIS OS ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO EXISTENTES NO BRASIL?

No Brasil o INMETRO é o responsável pela fiscalização ( acreditação ) dos organismos certificadores.

Os seguintes organismos de certificação atuam no Brasil

( dados obtidos em abril/2004 no site:   www.inmetro.gov.br):

ORGANISMO

TELEFONE

E-MAIL

ABNT

21-3974-2367

abntcertdir@abnt.org.br

ABS

11-3846-8611

ajacintho@eagle.com

ACTA

21-2220-1763

acta@acta.org.br

BRTUV

21-2532-2113

brtuvrio@brtuv.com.br

BUREAU COLOMBO

21-2213-1260

Ciro@bcolombo.com.br

BVQI

21-2505-6000

Eduardo.bello@br.burauveritas.com

CCB

11-2575-2899

Ccb@ccb.org.br

CTA

12-3947-5265

qin@ifi.cta.br

DNV

11-3815-5399

Mauricio.venturin@dnv.com

DQS

11-5696-5920

dqs@dqs.com.br

Fundação Vanzolini

11-3836-6566

certific@vanzolini.org.br

Germanisher Lloyd

11-3862-4781

Glcsa@sol.com.br

ICQ

62-219-1322

icq@icqbrasil.com.br

IQA

11-5533-4545

iqa@iqa.org.br

LLOYD’S REGISTER

11-3046-4040

Alexandre.carvalho@lrqa.com

MIC DO BRASIL

12-3937-5007

diretoria@micdobrasil.com.br

RINA

11-5053-5000

Saopaulo.office@rina.org

SAS

31-3261-2450

sas@sas.org.br

SGS

11-5504-8930

Rosemary.vianna@sgsgroup.com

TECPAR

41-316-3000

tecpar@tecpar.br

TUV RHEINLAND

61-364-5484

caio@tuvbrasil.com.br

UCIEE

11-3088-9000

uciee@uciee.org.br

UL UNDERWRITERS LABORATORIES

11-3049-8300

Irineu.luttenschlager@br.ul.com

 

16. Qual é a relação entre a ISO 9000 e os Prêmios de Qualidade?

A ISO 9000 deve ser considerada como requisitos mínimos para um Sistema da Qualidade. Implantar a ISO 9000 não significa automaticamente ter padrão elevado de qualidade. Depende da forma como foi implantado. Ter o sistema de +qualidade certificado pela ISO 9000 significa que todos os processos da organização são executados de forma controlada.

Os Prêmios Nacionais de Qualidade, como por exemplo, o brasileiro (Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ), o americano (Prêmio Malcolm Baldrige) e o japonês (Prêmio Deming) têm requisitos de avaliação muito mais exigentes do que as cláusulas da ISO. São utilizados para avaliar organizações consideradas de Classe Mundial. Organizações que tem sistema de qualidade certificado pela norma ISO 9000  tem de 30 a 50% dos pontos requeridos por esses prêmios.

BIBLIOGRAFIA:

1. Oliveira, Marcos DOCUMENTAÇÃO PARA A ISO 9001:2000, 2001, E-ditora QUALITAS, Salvador

2. Oliveira, Marcos IMPLANTANDO A ISO 9001:2000 EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS,  2001, E-ditora QUALITAS, Salvador

3. Oliveira, Marcos QUALIDADE: O DESAFIO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA, 1993, Ed. Qualitymark, Rio de Janeiro

OS LIVROS PODERÃO SER OBTIDOS COM O AUTOR:

Fone: 71-9983-9001 qualitas@qualitas.eng.br

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